terça-feira, 27 de outubro de 2009

A fada palavrinha e o gigante das bibliotecas






Resumo da História – A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas
         Era um rei muito rico. Ele queria gastar o seu dinheiro. Pediu a opinião dos filhos e da rainha sobre como deveria gastar o dinheiro. A rainha queria um palácio, a filha queria tecidos para fazer vestidos e o filho queria um batalhão. O rei não aceitou nenhuma das ideias.
         O que o rei queria era uma biblioteca. Os vassalos e os familiares acharam uma ideia disparatada mas o rei não lhes deu importância. Ele mandou construir a biblioteca. Encomendou livros de muito longe. A biblioteca começou a funcionar. As pessoas ficaram curiosas e iam à biblioteca.
         Certo dia apareceram umas traças que queriam comer os livros. O rei tentou resolver o problema contratando soldados, cientistas e por fim um morcego que lhe veio pedir emprego. O morcego conseguiu acabar com as traças. Todas menos uma. Esta não comia os livros devorava-os a ler. Ela era a Fada Palavrinha.
         A Fada Palavrinha com os seus “pozinhos”  de perlimpimpim fez com que todas as pessoas gostassem de ler. No fim todos gostavam de ler. O morcego e a traça cuidavam da biblioteca.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O bichinho da maçã



O livro encontra-se na Internet disponível para download  AQUI

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O coelhinho tremeliques

Esta história incorpora um tema bastante actual e inovador que é a adopção, na medida em que, a partir de uma história para crianças, tenta-se transpor o que acontece na vida real, de forma a quebrar barreiras quando se fala em adopção. É, assim, uma história positiva perante a vida pois mostra uma forma de se abordar o tema sem magoar os sentimentos das crianças. Tenta também fazer ver, tanto aos pais como às crianças, que, para pertencer a uma família, não é necessário haver uma relação biológica e que questões como a raça, cor ou até características físicas diferentes não são obstáculo para que haja uma família.
É uma história de amor que possibilita à criança perceber o significado de família, alargar os seus conhecimentos acerca do mesmo e compreender este tema (adopção). Expor esta história a crianças é gratificante, pois, como já foi dito, permite-lhes perceber o que é a adopção e que não é necessário ser filho biológico para pertencer a uma família.
Gray, Kes (2006). O Coelhinho Tremeliques. Ilustração de Mary Mcquillan.. Gailivro



Nas minhas voltas encontrei ... http://lagartinhasdopinhal.blogspot.com/2009/11/o-coelho-tremeliques.html


http://picasaweb.google.com/EueSaude/OCoelhoTremelique#