quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O coelhinho tremeliques

Esta história incorpora um tema bastante actual e inovador que é a adopção, na medida em que, a partir de uma história para crianças, tenta-se transpor o que acontece na vida real, de forma a quebrar barreiras quando se fala em adopção. É, assim, uma história positiva perante a vida pois mostra uma forma de se abordar o tema sem magoar os sentimentos das crianças. Tenta também fazer ver, tanto aos pais como às crianças, que, para pertencer a uma família, não é necessário haver uma relação biológica e que questões como a raça, cor ou até características físicas diferentes não são obstáculo para que haja uma família.
É uma história de amor que possibilita à criança perceber o significado de família, alargar os seus conhecimentos acerca do mesmo e compreender este tema (adopção). Expor esta história a crianças é gratificante, pois, como já foi dito, permite-lhes perceber o que é a adopção e que não é necessário ser filho biológico para pertencer a uma família.
Gray, Kes (2006). O Coelhinho Tremeliques. Ilustração de Mary Mcquillan.. Gailivro



Nas minhas voltas encontrei ... http://lagartinhasdopinhal.blogspot.com/2009/11/o-coelho-tremeliques.html


http://picasaweb.google.com/EueSaude/OCoelhoTremelique#

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blogue... aqui está uma coisa que gosto mesmo muito… histórias.
    É através de histórias que se desperta a atenção e a curiosidade da criança. São as histórias que enriquecem as suas vidas que estimulam a imaginação, desenvolvem o intelecto, esclarecem as emoções, as angústias e também sugerem soluções para os problemas.

    Voltarei…

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    E não é que eu também gosto de histórias ... histórias infantis, histórias de vida, factos da história, histórias tradicionais, histórias cantadas, blogues de história, pré-história ...
    Irei visitar as lagartinhas do pinhal ... gostei do nome!

    ResponderEliminar